Reuters (© © 2008 Thomson Reuters. All rights reserved. Reuters content is the intellectual property of Thomson Reuters or its third party content providers. Any copying, republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Thomson Reuters. Thomson Reuters shall not be liable for any errors or delays in content, or for any actions taken in reliance thereon. "Reuters" and the Reuters Logo are trademarks of Thomson Reuters and its affiliated companies. For additional information on other Reuters media services please visit http://about.reuters.com/media/.)
Atualizado: 18/12/2013 19:48 | Por Reuters, Reuters

SAIBA MAIS-Caça sueco Gripen NG vai equipar Força Aérea Brasileira



BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) - O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira que a empresa sueca Saab será a fornecedora dos 36 novos caças que renovarão a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), em um investimento estimado em 4,5 bilhões de dólares.

Depois de anos de adiamento e especulações sobre a concorrência, que também era disputada pela francesa Dassault e a norte-americana Boeing, os caças suecos Gripen NG substituirão os Mirage 2000.

No anúncio feito nesta quarta-feira, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a escolha do caça da Saab levou em conta performance, transferência efetiva de tecnologia e custos.

O contrato ainda precisa ser negociado.

Veja mais detalhes sobre o negócio:

AERONAVE

O Gripen NG foi apontado como o mais barato dos três concorrentes. Segundo informações no site da Saab, o Gripen NG, na configuração de Patrulha Aérea de Combate, alcança um raio de combate de 1.300 quilômetros e tem um alcance máximo de 4.000 quilômetros.

O caça tem avançado sistema de sensores e fusão de dados. A aeronave foi projetada para controle aéreo, defesa aérea, reconhecimento aéreo, ataques ar-solo e ar-mar.

VALOR DO NEGÓCIO

O Brasil prevê investir 4,5 bilhões de dólares para a compra dos caças, com cronograma de desembolso até 2023. A FAB prevê receber os primeiros caças 48 meses após a assinatura do contrato, que deve ocorrer em dezembro de 2014 e cerca de 12 caças por ano após o início das entregas, segundo o Ministério da Defesa.

TRANFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Transferir a tecnologia era um dos itens que pesaram na decisão. A Embraer será a principal parceira da empresa sueca no Brasil para a transferência de tecnologia.

OUTROS CONCORRENTES

Também eram finalistas o caça Rafale, da francesa Dassault, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

PROGRAMA PARA NOVA FROTA

O programa brasileiro para renovar a frota da FAB, batizado de F-X, começou em 2001 com a escolha de cinco modelos de aeronaves, mas foi suspenso pelo governo federal em 2003, primeiro ano do mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2007, o Estado-Maior da Aeronáutica reiniciou estudos sobre necessidades e características de um novo avião de caça multiemprego.

Em maio de 2008, a FAB lançou o programa FX-2, chegando ao final daquele ano com três aeronaves finalistas: Rafale, F-18 Super Hornet e Gripen NG.

As empresas finalistas enviaram as propostas para o governo brasileiro em 2009 e no ano seguinte o Comando da Aeronáutica enviou ao Ministério da Defesa o relatório final do projeto FX-2.

Com apoio da presidente Dilma Rousseff, Amorim anunciou a decisão do governo de comprar o caça Gripen NG. As novas aeronaves substituirão a atual frota da FAB, que está obsoleta.

Segundo a FAB, da frota atual, os Mirage 2000-C têm sua desativação prevista para 2013, os F-5EM deixarão de operar a partir de 2025, enquanto que o A-1M deverá ser desativado a partir de 2023.

(Texto de Bruno Marfinati; edição de Eduardo Simões)

bichos

Veja os animais que foram notícia em março(©Manjunath Kiran AFP Getty Images)
Novos filhotes foram destaque no mês

vídeo

veja mais vídeos »

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Foto: Caters
Lava atinge o mar após erupções

por dentro da copa

  • Memória

    Relembre os títulos, clubes e polêmicas da vencedora carreira do baixinho Romário.

  • As Musas dos jogadores

     Conheça a beleza das candidatas ao posto de ‘musa da Copa’ e escolha sua favorita

  • Contagem regressiva

    Faça um passeio pelos novos estádios construídos para a Copa. Está tudo (quase) pronto!

  • Gatos em campo

    Beckham é coisa do passado! Veja quais são os jogadores mais bonitos que disputarão a Copa

  • Os novos mantos

    Veja as novas camisas que Brasil, França, Argentina e Rússia usarão para jogar o mundial

você viu?

  • Bebê real(©Reuters)

    Príncipe George brinca e rouba os holofotes em sua primeira viagem oficial; confira as fotos

  • Reencontro(©Reprodução/Instagram)

    Sandy canta música 'A Lenda' com Junior em show e ganha beijo na barriga do irmão; fotos

  • Grid Girls(©Marcus Cicarello)

    Gatas da Fórmula Truck roubam a cena na etapa de Curitiba; veja aqui mais de 100 fotos

  • Casa do futuro(©HiCan)

    Veja tecnologias que estarão nas residências no futuro; sala pode ter até uma TV transparente

  • Especial Mães(©Reprodução/Instagram)

    Gisele é exemplo de mulher, esposa e mãe; brasileira esperou a hora certa para ter seus filhos