AFP
Atualizado: 23/03/2014 16:11 | Por Kuala Lumpur (AFP), AFP

As linhas de investigação do Boeing 777 desaparecido



As principais questões de onde, como, quem e por que desapareceu o Boeing 777 da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo continuam sem resposta duas semanas depois, apesar de algumas informações obtidas.

As principais questões de onde, como, quem e por que desapareceu o Boeing 777 da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo continuam sem resposta duas semanas depois, apesar de algumas informações obtidas.

As principais questões de onde, como, quem e por que desapareceu o Boeing 777 da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo continuam sem resposta duas semanas depois, apesar de algumas informações obtidas.

ONDE ESTÁ O AVIÃO?

"A questão que interessa a todos é a que não podemos responder. Onde está o avião?". Essa frase se tornou uma espécie de mantra para o ministro malaio dos Transportes, Hishamuddin Hussein, durante suas entrevistas coletivas à imprensa desde o desaparecimento da aeronave.

O destino do avião continua sendo a maior questão não elucidada, e é difícil assumir que um avião do porte do Boeing 777 possa evitar os inúmeros radares civis e militares da região Ásia Pacífico, assim como os satélites.

Os primeiros trabalhos de busca se concentraram no mar da China Meridional, entre a Malásia e o sul do Vietnã, seguindo a trajetória do voo MH370, que fazia a rota Kuala Lumpur-Pequim.

Após a confirmação da mudança de rumo do avião, as buscas foram direcionadas para o Oceano Índico com o estabelecimento de dois corredores: um ao norte, e outro ao sul, até o Oceano Índico.

A maioria dos especialistas aponta para o segundo percurso, já que sobrevoar a China ou as repúblicas centro-asiáticas sem ser detectado seria complicado.

Desde 20 de março, o rastreamento está centrado em uma zona situada 2.500 km a sudoeste da cidade australiana de Perth, não muito longe da Antártica, após a detecção por satélites de objetos flutuando que poderiam ser restos do avião.

Se forem confirmados restos nessa área, a distância percorrida pela aeronave desde a sua decolagem confirmará a ideia de que voou até consumir as reservas de combustível.

O QUE ACONTECEU?

A única hipótese descartada é de que uma explosão durante o voo tenha desintegrado o Boeing.

No entanto, são mantidas as teorias de sequestro do avião, de um ato desesperado de um dos pilotos ou de um problema que tenha impossibilitado os pilotos de controlar o avião.

"No momento, não há consenso (...) sobre o que aconteceu", indicou Jonathan Galaviz, da assessoria americana Global Market Advisors.

As autoridades malaias afirmam que os movimentos do avião depois de desaparecer dos radares civis, junto com a desativação dos sistemas de comunicação/localização, apontam para "um ato deliberado" a bordo do Boeing.

Os parentes dos passageiros mantêm a ideia de um sequestro para um local secreto, embora ninguém tenha reivindicado a ação até agora. Os especialistas não identificaram uma motivação crível que justifique o desvio de um avião de passageiros malaio. 

SUSPEITOS?

A verificação dos antecedentes dos 227 passageiros por seus respectivos países de origem não deu resultado, apesar do temor inicial causado pela presença a bordo de dois iranianos que viajavam com passaportes europeus roubados.

A atenção dos investigadores está concentrada agora no piloto e no copiloto. Os policiais estão com um simulador de voo do comandante, que teve vários dados apagados.

Nenhum elemento material incrimina os dois até o momento.

E AGORA?

A prioridade é encontrar as caixas-pretas do avião dentro dos 30 dias correspondentes a sua duração estimada.

No entanto, o tempo não está a favor da Malásia e dos outros 25 países que participam das buscas.

"As autoridades sabem que o inverno se aproxima das águas do sul", ressaltou Greg Waldron, da revista especializada Flightglobal.

"Isto não ajudará a solucionar as coisas em uma região onde por si só já é complicado efetuar operações de busca", acrescentou.

bichos

Confira os animais que foram notícia no mês(©REX Wendy McKee)
Gata Princesa Leia e cadela deformada foram destaques em junho

vídeo

veja mais vídeos »

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

você viu?

  • Forbes(©Forbes)

    Celebridades mais poderosas do planeta esbanjam com as suas mansões; conheça aqui

  • Rihanna(©Reprodução)

    Cantora curtiu final da Copa no melhor estilo; confira a passagem da estrela pelo Brasil

  • Futuro do Brasil(©Getty Images)

    Confira 23 jogadores que podem aparecer na reformulação da seleção brasileira para a Copa

  • Moda(©Divulgação/TV Globo)

    Fernanda Lima aposta em vestido coladinho e decotado; veja escolhas das famosas na semana

  • Força da natureza(©PA IMAGES/Ben Birchall)

    Ondas gigantescas assustam pessoas; veja fotos incríveis da fúria do mar em todo mundo