EFE Multimedia (© Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados)
Atualizado: 08/03/2014 23:03 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Retomada busca aérea do avião da Malaysia Airlines desaparecido ontem



Bangcoc, 9 mar (EFE).- A busca aérea do avião da companhia Malaysia Airlines desaparecido com 239 ocupantes foi retomada neste domingo (data local) com as primeiras luzes do dia, enquanto o rastreamento marítimo continuou por toda a noite na zona do Golfo da Tailândia onde se acredita que o Boeing 777-2000 tenha caído.

'Já se passaram mais de 24 horas desde a última vez que houve contato com o (voo) MH370. A operação de busca e resgate ainda não descobriu o que aconteceu com o avião', divulgou a Malaysia Airlines em seu último comunicado.

A companhia aérea e as autoridades malaias evitam confirmar o acidente, que, segundo a marinha vietnamita, aconteceu a cerca de 300 quilômetros ao sul da ilha de Tho Chu.

Um avião do Vietnã avistou no sábado à tarde, antes que serem canceladas as operações aéreas por falta de luz, duas manchas de óleo ao sul de Tho Chu que se assemelhariam ao resíduo que o carburante da nave desaparecida deixaria em seu trajeto.

Equipes de Malásia, Cingapura e Vietnã colaboram na busca, enquanto a China mantém oito navios em alerta para colaborar, além de uma pequena frota aérea preparada para decolar.

O destróier americano USS Pinckney, que transporta dois helicópteros MH-60R que equipados para resgate e busca, estava no mar da China Meridional e deve chegar hoje à região.

Estados Unidos também enviou um avião de vigilância naval P-3C para colaborar na busca.

O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur às 00h41 (local, 13h41 de sexta-feira em Brasília) e a chegada em Pequim estava prevista para seis horas mais tarde, mas a aeronave perdeu o contato com a torre de controle de Subang às 02h40 (local).

O aparelho transportava 239 pessoas de 14 nacionalidades: 227 passageiros, incluídos dois menores, e uma tripulação de 12 malaios.

Os restos do avião ainda não terem sido encontrados deu margem para especulações sobre a causa do acidente, e até de que pudesse ter sido um ato terrorista.

Está sendo investigada, inclusive com a participação de autoridades americanas, a possibilidade de dois passageiros terem embarcado com passaportes roubados: um italiano e outro austríaco, roubados na Tailândia.

O diretor da Administração da Aviação Civil do Vietnã, Lai Xuan Thanh, acha 'estranho' que o equipamento eletrônico do avião daa Malaysia Airlines não tivesse enviado automaticamente sinais por satélite. EFE

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

bichos

Confira os animais que foram notícia no mês(©REX Wendy McKee)
Gata Princesa Leia e cadela deformada foram destaques em junho

vídeo

veja mais vídeos »

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Esportivos são os mais visitados(©MSN Fotos)
Esportivos são os mais visitados

você viu?

  • Eleições 2014(©Estadão Conteúdo)

    Candidato mais rico de todos declarou ter meio bilhão; conheça os mais endinheirados das urnas

  • Vilã vira meme(©Reprodução)

    É a vez de Cora! Vilã da nova novela das 21h, 'Império', vira sucesso nas redes sociais; veja

  • Virou piada!(©Reprodução)

    Dunga mal voltou para a seleção brasileira e já é alvo de piadas nas redes sociais; veja as melhores

  • Sexo(©Thinkstock)

    Ginástica íntima ajuda no sexo depois do parto; corpo muda e posições reduzem o desconforto

  • Carros(©Perry Stern)

    Salões de automóveis trazem carros do futuro; veja novidades que logo devem surgir nas ruas