Reuters (© © 2008 Thomson Reuters. All rights reserved. Reuters content is the intellectual property of Thomson Reuters or its third party content providers. Any copying, republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Thomson Reuters. Thomson Reuters shall not be liable for any errors or delays in content, or for any actions taken in reliance thereon. "Reuters" and the Reuters Logo are trademarks of Thomson Reuters and its affiliated companies. For additional information on other Reuters media services please visit http://about.reuters.com/media/.)
Atualizado: 06/01/2014 16:43 | Por Reuters, Reuters

Safra de café do Brasil 14/15 ficará abaixo da expectativa--Volcafe



LONDRES/SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) - A safra 2014/15 de café do Brasil deve cair bem abaixo das expectativas, como resultado de uma intensa poda e de um estresse das árvores depois de duas grandes colheitas consecutivas no maior produtor global, afirmou nesta segunda-feira a suíça Volcafe, divisão de café da trading ED&F Man.

A trading reduziu sua previsão de produção para 51 milhões de sacas de 60 kg, ante 60 milhões de sacas previstas em novembro, numa revisão de expectativa que coloca os números mais próximos daqueles que podem ser alcançados, segundo representantes de produtores do Brasil consultados pela Reuters.

"Os números vieram mais perto da realidade... A correção (na estimativa) é uma grandeza", elogiou o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro. "Agora estão com os pés no chão."

Segundo o dirigente da entidade que representa os produtores, estimativas exageradas têm prejudicado o mercado, reduzindo os preços e desestimulando os cafeicultores do Brasil.

Os preços do café arábica na bolsa de Nova York caíram cerca de 20 por cento em 2013, pressionados pelos amplos suprimentos globais e por expectativas de uma nova grande safra no Brasil.

Silas Brasileiro acredita que números revistos como os da Volcafe podem elevar as cotações.

"O mercado tem prejudicado a produção de café do Brasil. Isso (a revisão na estimativa) demonstra um amadurecimento do mercado... Isso vai trazer uma normalidade, para que o café possa reagir para 350 a 400 (reais por saca)", acrescentou Brasileiro.

Os valores citados indicam a possibilidade de alta de cerca de 50 reais por saca, em comparação aos valores atuais pagos pelo café arábica em Minas Gerais, segundo ele.

"Está chegando mais na real. Está muito cedo para falar, mas 51 (milhões de sacas), se for mais, não é muito mais", disse o presidente da Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do mundo, Carlos Paulino da Costa. A colheita nacional é intensificada em meados do ano.

Para Paulino da Costa e Brasileiro, portanto, a nova safra não quebraria o ciclo de altas e baixas da lavoura do café arábica.

Em dezembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a safra passada (de baixa do ciclo bianual) em 49,15 milhões de sacas.

Pela previsão da Volcafe, entretanto, o ciclo estaria quebrado.

A nova previsão da empresa se compara ao volume de 57,2 milhões de sacas da temporada anterior (2013/14) e das 56,8 milhões em 2012/13, segundo dados da Volcafe, também considerados exagerados pelos representantes dos produtores.

A Volcafe explicou que os agricultores realizaram severas podas para eliminar os custos de colheita neste ano e para estimular a safra na temporada posterior.

Indicativos de preços mais baixos para o café estão entre os fatores que motivaram a intensificação da poda pelos cafeicultores.

A trading previu ainda para 2014/15 um déficit global no mercado de café de cerca de 5 milhões de sacas, ante um excedente de 6 milhões de sacas no ano anterior.

(Reportagem de Sarah McFarlane em Londres e Roberto Samora, em São Paulo)

bichos

Veja os animais que foram notícia em março(©Manjunath Kiran AFP Getty Images)
Novos filhotes foram destaque no mês

vídeo

veja mais vídeos »

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Foto: Caters
Lava atinge o mar após erupções

por dentro da copa

  • Memória

    Relembre os títulos, clubes e polêmicas da vencedora carreira do baixinho Romário.

  • As Musas dos jogadores

     Conheça a beleza das candidatas ao posto de ‘musa da Copa’ e escolha sua favorita

  • Contagem regressiva

    Faça um passeio pelos novos estádios construídos para a Copa. Está tudo (quase) pronto!

  • Gatos em campo

    Beckham é coisa do passado! Veja quais são os jogadores mais bonitos que disputarão a Copa

  • Os novos mantos

    Veja as novas camisas que Brasil, França, Argentina e Rússia usarão para jogar o mundial

você viu?

  • Bebê real(©Reuters)

    Príncipe George brinca e rouba os holofotes em sua primeira viagem oficial; confira as fotos

  • Reencontro(©Reprodução/Instagram)

    Sandy canta música 'A Lenda' com Junior em show e ganha beijo na barriga do irmão; fotos

  • Grid Girls(©Marcus Cicarello)

    Gatas da Fórmula Truck roubam a cena na etapa de Curitiba; veja aqui mais de 100 fotos

  • Casa do futuro(©HiCan)

    Veja tecnologias que estarão nas residências no futuro; sala pode ter até uma TV transparente

  • Especial Mães(©Reprodução/Instagram)

    Gisele é exemplo de mulher, esposa e mãe; brasileira esperou a hora certa para ter seus filhos