Reuters (© © 2008 Thomson Reuters. All rights reserved. Reuters content is the intellectual property of Thomson Reuters or its third party content providers. Any copying, republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Thomson Reuters. Thomson Reuters shall not be liable for any errors or delays in content, or for any actions taken in reliance thereon. "Reuters" and the Reuters Logo are trademarks of Thomson Reuters and its affiliated companies. For additional information on other Reuters media services please visit http://about.reuters.com/media/.)
Atualizado: 13/03/2014 09:03 | Por Reuters, Reuters

Confusão sobre avião desaparecido abala credibilidade da Malásia



Por Stuart Grudgings

KUALA LUMPUR, 13 Mar (Reuters) - Um dos mais intrigantes mistérios da história da aviação tem abalado a imagem do governo da Malásia, pouco habituado às críticas internacionais que recebeu por causa das mensagens conflitantes e de uma suposta falta de transparência.

Cinco dias após o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, uma enorme operação de buscas ainda não revelou nem sinal do Boeing 777 que levava 239 passageiros e tripulantes de Kuala Lumpur a Pequim.

A frustração com isso está cada vez mais voltada para as autoridades malaias, após uma série de entrevistas coletivas desorientadas, detalhes incorretos fornecidos pela companhia aérea nacional e uma longa demora na divulgação de detalhes sobre a informação militar de que o avião teria se desviado centenas de quilômetros da sua rota.

Os tropeços variam de informações conflitantes a respeito do último contato do jato até a divulgação de fotos de dois passageiros em que eles compartilhavam o mesmo par de pernas.

"Os malaios merecem ser criticados -- a forma como estão lidando com isto é atroz", disse Ernest Bower, especialista em Sudeste Asiático no centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington.

As autoridades dizem estar lidando da melhor forma possível com uma crise excepcional e altamente complexa.

Confusão, pistas falsas e desinformação são comuns nas horas iniciais de um desastre aéreo, em qualquer país.

Mas a China, cujos cidadãos compõem cerca de dois terços do total de passageiros no voo, não esconde sua impaciência com a Malásia, à qual já pediu várias vezes para intensificar as atividades de busca e investigação.

Algumas famílias dos até 154 chineses desaparecidos estão furiosos com a demora na divulgação de informações. O representante da empresa aérea estatal foi alvo de xingamentos e de garrafas de água em Pequim.

"O núcleo da informação da Malásia não tem sido consistente do começo ao fim", disse o influente tabloide chinês Global Times, ligado ao Partido Comunista Chinês. "Isso certamente abala a confiança que o resto do mundo tem na capacidade da Malásia de ser o núcleo da missão de resgate", acrescentou o jornal.

Outros governos elogiam os esforços da Malásia, mas algumas autoridades se queixam de que a falta de comunicação retardou o início das investigações.

Autoridades dos EUA foram especialmente críticas com o fato de os militares malaios terem levado vários dias até divulgarem dados de seus radares mostrando que o avião pode ter ido na rota errada. Isso pode ter permitido a perda definitiva de pistas importantes.

"A falta de comunicação sobre o que está havendo é catastrófica", disse uma fonte reguladora ocidental, pedindo anonimato. "Estamos na quarta dimensão aqui."

(Reportagem adicional de Niluksi Koswanage, Al-Zaquan Amer Hamzah e Yantoultra Ngui, em Kuala Lumpur; Ben Blanchard, em Beijing; Tim Hepher, em Paris; Andrea Shalal-Esa e David Brunnstrom, em Washington)

bichos

Confira os animais que foram notícia no mês(©REX Wendy McKee)
Gata Princesa Leia e cadela deformada foram destaques em junho

vídeo

veja mais vídeos »

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

você viu?

  • Eleições 2014(©Estadão Conteúdo)

    Candidato mais rico de todos declarou ter meio bilhão; conheça os mais endinheirados das urnas

  • Vilã vira meme(©Reprodução)

    É a vez de Cora! Vilã da nova novela das 21h, 'Império', vira sucesso nas redes sociais; veja

  • Virou piada!(©Reprodução)

    Dunga mal voltou para a seleção brasileira e já é alvo de piadas nas redes sociais; veja as melhores

  • Sexo(©Thinkstock)

    Ginástica íntima ajuda no sexo depois do parto; corpo muda e posições reduzem o desconforto

  • Carros(©Perry Stern)

    Salões de automóveis trazem carros do futuro; veja novidades que logo devem surgir nas ruas