Agência Brasil (© Agência Brasil - Todos os direitos reservados.)
Atualizado: 17/10/2013 09:30 | Por Agência Brasil, Agência Brasil

Organização Mundial de Saúde classifica poluição do ar como cancerígena



Da Agência Lusa

Organização Mundial de Saúde classifica poluição do ar como cancerígena (© Reuters)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a poluição do ar como cancerígena para os seres humanos, anunciou hoje (17) o Centro Internacional para Pesquisa do Câncer (Iarc, da sigla em inglês), uma agência especializada da organização.

'O ar que respiramos se tornou poluído com uma mistura de substâncias causadoras de câncer. Sabemos hoje que a poluição é, não só um risco importante para a saúde em geral, como também uma das principais causas das mortes por câncer', afirmou Kurt Straif, da Iarc, em uma conferência de imprensa em Genebra.

Os pesquisadores da Iarc concluíram que 'há provas suficientes' de que 'a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão' e aumenta 'o risco de câncer da bexiga', depois de analisarem estudos envolvendo milhares de pessoas acompanhadas durante várias décadas.

Embora a composição da poluição e os níveis de exposição variem acentuadamente entre diferentes locais, a agência afirma que esta classificação se aplica 'a todas as regiões do mundo'. A poluição do ar já era cientificamente considerada como causa de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Em comunicado, a agência afirma que os níveis de exposição à poluição aumentaram significativamente em algumas zonas do mundo, principalmente aquelas que se estão se industrializando rapidamente e são muito populosas.

Segundo a Iarc, dados de 2010 indicam que 223.000 mortes por câncer de pulmão foram causadas pela poluição do ar. A agência mediu a presença de poluentes específicos e misturas de químicos no ar e as conclusões apresentadas hoje se baseiam na qualidade do ar em geral.

'A nossa tarefa era avaliar o ar que todas as pessoas respiram e não focarmos em poluentes específicos', explicou Dana Loomis, da agência. 'Os resultados dos estudos apontam na mesma direção: o risco de desenvolver câncer de pulmão é aumenta significativamente para as pessoas expostas à poluição do ar', acrescentou.

A Iarc vai publicar as conclusões do estudo, de forma pormenorizada, na semana que vem, na revista médica britânica The Lancet.

últimas notícias

veja mais »

bichos

Confira as imagens dos bichos de julho(©REX ZUMA)
Esquilinho esquiador e gatos nas redes foram destaques do mês

vídeo

veja mais vídeos »

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Você usaria estes sapatos bizarros?(©Reuters/Rex Features)
Você usaria estes sapatos bizarros?

você viu?

  • Profissão perigo(©Reuters)

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Cena quente(©Divulgação)

    Casal de atores de 'Império' abusa da sensualidade

  • Nova musa do UFC(©Reprodução)

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas(©Cartola)

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça