Nova frente fria chega domingo e promete inaugurar o clima típico da estação

A Sexta-Feira Santa vai começar com muita umidade em São Paulo. Nuvens carregadas vão crescer por todo o Estado de São Paulo e provocar pancadas de chuva. No sul do estado o dia começa com períodos de sol e muitas nuvens. Volta a chover a tarde e a noite, mas não há risco de chuvas fortes.

No litoral paulista, a Sexta-Feira Santa começa abafada e podem ocorrer pancadas de chuva a partir do meio tarde e a noite provocada pelo calor.

Para os paulistas que descem a serra sentido litoral uma dica: aproveitem a praia no período da manhã e início da tarde. Faz um pouco de calor, mas sem exageros. Temperatura máxima prevista de 29°C na Baixada Santista, nesta sexta-feira. Vale lembrar que não dá para descartar as pancadas de chuva durante a tarde e a noite. Nas praias paulistas o mar fica baixo com ondas em torno de meio metro.

Os meteorologistas da Climatempo alertam para o risco de chuva e ventos fortes no próximo domingo, por conta da chegada de uma nova frente fria a São Paulo. Este sistema é forte e vem acompanhado de uma massa de ar polar que promete finalmente inaugurar o Outono. O clima será bem típico da estação.

Veja como fica a previsão para todo o país:

Região Sudeste

Uma frente fria está avançando para o Espírito Santo e fica parada no litoral capixaba até o próximo sábado. A presença desta frente fria colabora para a formação de nuvens de chuva em praticamente toda a Região Sudeste.

Durante o feriado de Páscoa as condições de chuva são altas por causa do ar quente e úmido que predomina sobre o Sudeste do Brasil. Na sexta-feira, o tempo fica chuvoso no Espírito Santo e no centro-norte de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens, ainda com previsão de chuva.

No sábado, a previsão ainda é de chuva o dia todo no norte de Minas e do Espírito Santo. Faz sol em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Os cariocas vão poder contar com um fim de semana de praia, mas não vai ter um calor fora do normal. Não há previsão de ventos e grandes ondas no Rio de Janeiro.

No domingo, o sol aparece em toda a Região Sudeste e só não chove no norte de Minas Gerais. Atenção nas estradas neste feriado de Páscoa. Em alguns momentos as pancadas de chuva podem reduzir a visibilidade.

Segundo os meteorologistas da Climatempo, na sexta-feira e no fim de semana, há possibilidade de neblina nas estradas da região serrana do Rio de Janeiro, Serra da Mantiqueira, trechos mais altos de serra de Minas Gerais, principalmente em Juiz de Fora, Belo Horizonte e cidades históricas.

Região Sul

Na sexta-feira o sol fica forte e faz calor na maior parte do dia. No Paraná ocorrem pancadas de chuva à tarde por conta do aquecimento. No centro-sul gaúcho também pode chover à tarde por causa do calor e da aproximação da nova frente fria. Este sistema vai causar mudanças no tempo.

No sábado o tempo começa a fechar no Rio Grande do Sul com risco de chuvas e ventos fortes. Em Santa Catarina e no Paraná o sábado será de sol calor e pancadas de chuva à tarde.

No domingo de Páscoa, o dia será de chuva no Rio Grande do Sul, inclusive na capital, Porto Alegre. O sistema vem acompanhado de ventos uma forte massa polar que derrubam a temperatura. O dia será bem frio.

As cidades serranas estão sujeitas a fortes pancadas de chuva no próximo domingo, assim como, Lages e Chapecó e toda região oeste, inclusive Foz do Iguaçu. Nas demais áreas e capitais de Santa Catarina e Paraná, sol aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde.

Região Nordeste

Na sexta-feira ainda vai predominar o tempo instável no litoral nordestino. O céu fica sempre com muita nebulosidade. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora.

No sul da Bahia, o tempo fecha na sexta-feira, com céu nublado e chuvas ocasionais. No fim de semana de Páscoa, as condições do tempo quase não mudam. O sol aparece um pouco mais forte nas praias, mas sempre junto de muitas nuvens e as pancadas de chuva ainda acontecem a qualquer hora do dia, inclusive no interior.

Possibilidade de chuva mais forte no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Em Pernambuco onde ocorrem os festejos da encenação de Cristo a chuva ocorre de forma rápida sem atrapalhar a festa.

Região Centro-Oeste

Durante todo o feriado grandes áreas de nuvens carregadas vão se formar sobre a Região Centro-Oeste. Risco de chuvas intensas, inclusive nas capitais de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal. Segundo os meteorologistas da Climatempo, para Brasília há expectativa de tempo instável com chuva e predomínio de céu nublado até o próximo sábado.

O feriado da Semana Santa começa com muito sol em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde.

No fim de semana as condições do tempo ainda ficam instáveis em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. O sol aparece sempre entre nuvens e as pancadas de chuva acontecem principalmente a partir da tarde.

No domingo, Mato Grosso do Sul entra em alerta por causa da aproximação de uma frente fria. Há risco de temporal nas cidades que fazem fronteira com o Paraguai.

Região Norte

Para os próximos dias e durante o feriado de Páscoa o tempo quente e úmido favorece a formação de muita instabilidade em todos os estados do Norte do Brasil, por isso o céu fica sempre com muita nebulosidade. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e podem ser fortes.